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Quase todos nós temos um hobby,
um passatempo. Alguns gostam de fazer artesanato, outros de cozinhar, uns
apreciam lavar o carro ou arrumar o cabelo das amigas, se maquiar, tirar fotografias
e a lista poderia continuar eternamente. Mas como saber se seus passatempos poderiam se transformar em um negócio e principalmente em um negócio
lucrativo?
Pergunte a você mesmo:
Será que você gostaria de fazer o seu hobby, se você tivesse que fazê-lo em um prazo?
Para algumas pessoas, trabalhando em seu hobby é como
trabalhar em um projeto de arte de longo prazo. Eles fazem isso para aprender,
para criar algo bonito, e em uma tentativa de atingir a perfeição. A menos que
você está pensando em vender seus serviços por uma fortuna ou vender seus itens
para uma galeria de arte, você provavelmente irá fazer as
coisas mais rápido do que anteriormente teria feito. Isso funcionaria para você?
Você vai gostar de
fazê-lo quando isso significa que, se você não tiver sucesso, provavelmente não
terá como se sustentar?
Se você quiser transformar seu hobby em um negócio, porque
você acha que vai ser tão divertido quanto era quando ele era apenas um hobby,
você pode ter uma surpresa.
Basta saber que, se você não realizar outra atividade, você
não será capaz de pagar a sua conta de energia, pode levá-lo a mudar de ideia.
Você está pronto para
lidar com a diferença entre fazer algo para se divertir e fazê-lo como um
negócio?
Você está realmente comprometido com este hobby? Talvez você
simplesmente goste de fazer para relaxar. As vezes você realiza um trabalho manual
porque te ajuda a pensar melhor, se é algo que você só faz para passar o tempo
pode significar que você vai se distrair, ou que outra ideia vai levar a sua
fantasia.
Você é gosta de um
desafio?
O início sempre será
difícil, especialmente se este é o seu primeiro negócio. Você provavelmente vai
ter que desempenhar todas as funções iniciais, produzir o produto, vender,
administrar o tempo e o dinheiro, captar clientes. Este também é um bom momento
para pensar sobre o que é preciso para ser um empreendedor.
Você consegue “se
vender” ou as coisas que você criou?
Essa é uma pergunta extremamente válida. Você desempenha bem
técnicas de venda? Se você vai prestar um serviço precisa estar disposto a se
valorizar, “se vender”, ou seja, demonstrar para os possíveis clientes o porquê que devem
contratar você ao invés de outra pessoa. A mesma coisa sobre o produto que você
pretende vender.
Se você decidiu que deve encarar o desafio, como você realmente vai fazer isso acontecer?
Falaremos sobre isso
em um próximo post.
Com carinho,
Gabriela
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